FIGURAS RELIGIOSAS DO SERT O PARAIBANO
Padre Rolim, o “Educador dos Sertões”, que em condições precárias fundou o colégio, que deu origem a cidade de Cajazeiras. Do seu Colégio saíram padres e políticos do Nordeste, tais como: Padre Cícero Romão Batista, Cardeal Arcoverde (Primeiro cardeal da América Latina), Peregrino de Araújo (Governador da Paraíba 1900-1904), Irineu Joffily (historiador, jornalista e advogado paraibano) e muitos outros.
Padre Rolim - importante figura religiosa no qual foi baseado o roteiro - em vida transformou mentalidades durante o Brasil Império nos sertões da Paraíba. Pesquisador e colaborador dos naturalistas franceses escreveu duas importantes obras “Extracto de Gramática Grega” e “Noções de História Natural”, classificando nesse último a fauna e a flora sertaneja.
As origens da cidade estão ligadas à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829, numa casa de madeira, pelo padre Inácio de Souza Rolim, e que após quatro anos, começou a crescer em Cajazeiras - terra natal do mestre - e foi escolhia para receber as bênçãos de um educador preocupado em conscientizar os seus alunos para novos caminhos, embasados política, cultural e religiosamente. Sete anos depois, a escolinha se muda para um prédio maior, de alvenaria, e começa a atrair alunos de vários Estados do Nordeste do Brasil.
Foi no ano de 1843 que o Padre Rolim, ergueu uma “Casa Escola” na fazenda dos seus pais, mais tarde denominada de colégio, que começou a atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, inclusive, em regime de internado, como o Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, conhecido missionário.
Outras personalidades estudaram e passaram a morar nas imediações do colégio, sendo esse o motivo pelo qual costuma-se dizer que Cajazeiras é a terra que ensinou a Paraíba a ler. Foram as moradias construídas perto do colégio que deram origem ao município de Cajazeiras, fundado pelo Padre Inácio de Souza Rolim em 22 de agosto de 1863.