Figuras de linguagems
Comparação: Ocorre quando por meio de um tempo comparativo explicíto,se estabelece uma relaçãode semelhança,entre dois seres diferentes.EX:Meu Primo era belo como um adones.
Metáfora: É um emprego de uma palavra,fora do seu sentido próprio,podendo ter como base na comparação substantiva,em que o elemento comparativo esta implícito,ou ser motivada por nosso conhecimento prévio.
Catacrese:É a utilização de um termo fora de seu sentido literal por não haver uma palavra apropriada para expressar o que se pretende.Nesse caso o uso da palavra já esta incorporado a língua,para suprir a falta de um termo exato.EX:Ninguém coça as costs de cadeira,Ninguém chupa a manga da camisa.
Metonímia:É o emprego de um termo por outro,com o qual mantém uma relação de contigüidade,de inclusão,de interdependência ou de coexistência.
Antonomásia: É a substituição de um nome por uma expressão que identifica a coisa ou pessoa,salientando suas qualidades ou um fato notável.EX:A dama do teatro brasileiro foi indicada para o OSCAR.
Sinestesia:Consiste na mistura de sensações que produzem forte sugestão.EX:Meu Deus!Como é sublime um canto ardente..
Antítese:Consiste no emprego de palavras ou expressões de sentidos opostos para caracterizar um mesmo elemento,que acabam por realçar o contraste de significados.EX:De vós me aparto ó vida!Em tal mudança.
Paradoxo ou Óximoro:Representa a aproximação de termos ou idéias contraditórias associados a uma só idéia.EX:Amor é um fogo que arde sem ver.
Eufemismo;Representa o emprego de palavras ou expressãoes suaves no lugar de outras consideradas desagradáveis ou chocantes.EX:Era uma estrela divina...
Ironia: Consiste em afirmar o oposto do que dizer.EX:Quem me dera ouvir de alguém a voz humana.
Hipérbole:É o uso de uma expressão