FIGURAS DE LINGUAGEM
Figuras de Linguagem
Santa Inês-BA
Julho 2015
Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães
Língua Portuguesa
Santa Inês-BA
Julho 2015
Sumário
1 .0 FIGURAS DE LINGUAGEM 4
1.1 DEFINIÇÃO 4
1.2 METÁFORA 4
1.3 COMPARAÇÃO 4
1.4 ANTÍTESE 4
1.5 EUFEMISMO 5
1.6 HIPÉRBOLE 5
1.7 IRONIA 5
1.8 ONOMATOPÉIA 5
1.9 ALITERAÇÃO 6
1.10 ELIPSE 6
1.11 ANAFÓRA 6
2.0 SÍNTESE DO TUTORIAL 7
1 .0 FIGURAS DE LINGUAGEM
1.1 DEFINIÇÃO
Figuras de estilo / figuras de retórica (Portugal) ou figuras de linguagem (Brasil) são estratégias que o escritor pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do leitor, que são características globais do texto. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no dia-a-dia das pessoas, nas canções e também é um recurso literário.
1.2 METÁFORA É o emprego de uma palavra com o significado de outra em vista de uma relação de semelhanças entre ambas. É uma comparação subentendida. Exemplo: Minha boca é um tumulo. Essa rua é um verdadeiro deserto.
1.3 COMPARAÇÃO
Consiste em atribuir características de um ser a outro, em virtude de uma determinada semelhança. Exemplo: O meu coração está igual a um céu cinzento. O carro dele é rápido como um avião.
1.4 ANTÍTESE
Consiste no uso de palavras de sentidos opostos. Exemplo: Nada com Deus é tudo.
Tudo sem Deus é nada.
1.5 EUFEMISMO
Consiste em suavizar palavras ou expressões que são desagradáveis. Exemplo: Ele foi repousar no céu, junto ao Pai. (repousar no céu = morrer) Os homens públicos envergonham o povo. (homens públicos = políticos) 1.6 HIPÉRBOLE
É um exagero intencional com a finalidade de tornar mais