Figuras de linguagem
Exemplo: "Sofre sempre sorrindo”.
Estrofe: É um conjunto de versos, ou seja, um conjunto de palavras formado por varias linhas.
Exemplo: "Sofre sempre sorrindo para fazer sorrir os que sofrem".
Métrica: É denominada métrica a medida do verso de uma poesia. Ao estudo da medida de cada verso é dado o nome de metrificação, e, à prática das contagem das sílabas poéticas é chamada de escansão, que ocorre de forma auditiva, diferente do sistema praticado na escrita gráfica, onde impera a contagem simples das sílabas. Quando for 5 se chama redondilha menor, 7 se chama redondilha maior ou heptassílabo, 10 se chama decassílabo, 12 se chama dodecassílabo, 13 se chama verso alexandrino.
Exemplo: On/de/ can/ta o/ Sa/bi/á;/ ( 7 sílabas poéticas )
Rima: é a identidade ou semelhança de sons no final ou no meio dos versos. É um recurso melódico mas não essencial ao poema. Por ser um elemento secundário, muitos poetas escreveram ou escrevem poemas em versos brancos (sem rimas).
Exemplo: "De muita gente que existe, Que nós julgamos ditosa, Toda a ventura consiste Em parecer venturosa." (Rima alternada)
Soneto: É um poema com duas estrofes de quatro versos e duas estrofes de três versos.
Exemplo: Quando me tratas mau e, desprezado, Sinto que o meu valor vês com desdém, Lutando contra mim, fico a teu lado E, inda perjuro, provo que és um bem.
Conhecendo melhor meus próprios erros, A te apoiar te ponho a par da história De ocultas faltas, onde estou enfermo; Então, ao me perder, tens toda a glória.
Mas lucro também tiro desse ofício: Curvando sobre ti amor tamanho Mal