Figuras de linguagem
Alegoria:É uma figura de linguagem,mais especificamente de uso retórico que transmite um ou mais sentidos que o da simples compreensão.É uma coisa dita para dar noção de outra, normalmente por alguma lição de moral.É bastante comum em fábulas,parábolas e também em obras de arte.
EX:"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura". "Tu os sustentas com pão de lágrimas, e lhes dás a beber lágrimas em abundância". "Mais vale um pássaro na mão do que dois voando". "Casa de ferreiro, espeto de pau". "A vida é o céu.Há os problemas, tempo ruim, nublado e cinzento mas sempre haverá o por-do-sol com suas cores reluzentes trazendo um bocadinho de esperança".
Ambiguidade:"É a duplicidade de sentido em uma construção sintática.Um enunciado é ambíguo quando permite mais de uma interpretação.
EX:José disse a Maria:Paulo foi a SUA casa e demorou muito.(É casa de Maria ou de Paulo?) Sei de fonte segura que SEU exemplo é péssimo.(Exemplo de quem?Do interlocutor ou de alguém citado antes?) Andamos numa estrada de terra, numa kombi QUE estava esburacada.(Era a estrada ou a kombi esburacada?) Viajamos de ônibus na estrada, vimos Maria.(Quem estava viajando no ônibus, nós ou Maria?) Pedro disse a Jorge seus argumentos convenceriam seu pai.(Os argumentos de quem convenceriam?De Pedro ou de Jorge?)
Catacrese:É a figura de linguagem que é utilizada em palavras ou expressões que não descreve exatamente o que se quer expressar, mas é adotada por não ter outra palavra apropriada ou de não ser de uso comum como gírias do dia a dia, para facilitar a comunicação.
EX:O pé da mesa estava quebrado. Não deixe de colocar dois dentes de alho na comida. Quando embarquei no avião, fui dominado pelo medo. A cabeça do prego está torta. A asa da xícara quebrou-se.
Perífrase:O termo é mais utilizado para identificar uma figura de linguagem de estilo retórico que também substitui uma