Figuras de linguagem
De
Literatura
Tema: Figuras de linguagem
Aluna:
Turma:
Professora:
04 de Abril de 2013
Figuras de Linguagem
1)Metáfora
Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com o animal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.
Exemplos:
1-Leia esses versos de Chico Buarque:
“Sua boca é um cadeado
E meu corpo é uma fogueira”.
Observe que o eu lírico mantém uma relação de similaridade entre os termos “boca” e “cadeado”, de modo que as características do “cadeado” (fechado) sejam atribuídas à “boca”. O mesmo ocorre entre os termos “corpo” e “fogueira” (ambos são quentes).
2-“Buscava o coração do Brasil.”
O Brasil não possui o órgão biológico em questão. Portanto, coração significa aí o centro vital, a essência, o âmago do país.
2)Comparação
Consiste em estabelecer entre dois seres ou fatos uma relação de semelhança, atribuindo a um deles características presentes no outro. A comparação se estabelece por meio de palavras ou expressões comparativas presentes no enunciado ( como, semelhante a, igual a, que nem, tal qual).
Exemplos:
1-As garças descem nos brejos que nem brisas. (Manoel de Barros)
2-Minha dor é inútil
Como uma gaiola numa terra onde não há pássaros. (Fernando Pessoa)
3)Prosopopeia
Atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados.
Exemplos:
1-A formiga disse para a cigarra: ” Cantou…agora dança!”
2-A morte mostrou sua face mais sinistra.
4)Sinestesia
Sinestesia, figura de palavra que consiste em agrupar e reunir sensações