Figuras de linguagem
Unidade Argentino Madeira
Figuras de Linguagem
Nome: Samantha Aparecida Silva Fonseca
Nº: 36
Turma: 107
Data: 00/07/2013
Professora: Denise Pôssas
Índice
1. Introdução........................................................................................................02
2. Figuras de Linguagem.....................................................................................03
3. Figuras Sonoras..............................................................................................04
3.1. Onomatopeia........................................................................................05
3.2.
Introdução
Neste trabalho, será tratado sentido próprio da palavra, o sentido do dicionário, a palavra no sentido denotativo. E a palavra do seu sentido figurado, no sentido conotativo, e seus inúmeros sub-temas de Figuras de Linguagem, como por exemplo, o pleonasmo, a hipérbole, e a catacrese. Será analisado também, a importância das figuras de linguagens, procurando demonstrar a importância de seu conhecimento, bem como sua expressão nos textos literários.
Figuras de Linguagem
Figuras de Linguagem são recursos estilísticos utilizados no nível dos sons, das palavras, das estruturas sintáticas ou do significado, para dar maior valor expressivo à linguagem. Subdividem-se em figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.
Figuras Sonoras As figuras sonoras, ou figuras de som, representam a necessidade que os falantes ou autores sentem de explorar sons para produzir efeitos de sentido. O uso mais frequente de alguns desses efeitos sonos fez com que passassem a designar também de Figuras de Linguagem Especificas. Se dividem-se em: Onomatopeia, aliteração, assonância e paranomásia.