Figuras de linguagem metafora e metonimia
Antes do estabelecimento da teoria dos germes, acreditava-se que muitas doenças eram causadas por venenos;
O termo em latim para veneno é virus.
Pauster, em meados do século XIX, designava como vírus os agentes causadores de infecções, mesmo as causadas por bactérias;
Entretanto em alguns casos de infecção não eram encontrados os agentes causadores;
No final do século XIX, obtiveram evidências de que alguns agentes de doenças humanas e de plantas poderiam passar por filtros, ao contrário das bactérias.
1
20/05/2011
Dessa forma esses agentes ficaram conhecidos como “vírus filtráveis”;
Mas a palavra filtrável ficou em desuso;
A primeira doença infecciosa para a qual se desenvolveu um método prático e efetivo de prevenção foi uma enfermidade causada por vírus; Em 1796, Edward Jenner, um médico inglês, vacinou, pela primeira vez, um menino de 8 anos de idade, com material removido de uma lesão de varíola bovina da mão de um leiteiro. A prova de que a inoculação havia conferido proteção contra a varíola foi obtida seis semanas mais tarde, quando o rapaz foi inoculado com pus de um varioloso e não desenvolveu a doença.
2
20/05/2011
Jenner observou que as pessoas inoculadas intradermicamente com vírus isolados de lesões da varíola bovina desenvolviam, como reação positiva, uma pequena crosta no local da aplicação, a qual caía após cerca de duas semanas, deixando apenas uma pequena escara. Como o material usado era de origem bovina (latim = vaca), o termo empregado passou a ser vacinação, para referir-se a este método. Jenner aprendeu a realizar este processo, desconhecendo a natureza dos anticorpos e dos vírus.
3
20/05/2011
"Um vírus é um elemento bioquímico que possui algumas das propriedades dos sistemas vivos, como ter um genoma e ser capaz de se adaptar a ambientes em mudança. No entanto, os vírus não podem capturar e armazenar energia livre e eles não são funcionalmente ativa