figura
O turismo em Pe A atividade turística de maneira suatentável e bem aplicada promove o desenvolvimento social e econômico de cada destino. Proporcionando a movimentação do setor econômico e com isso gerado empregos diretos e indiretos, aberturas de novos mercados, investimentos externos e a realização de obras para infraestrutura. De acordo com o ministério do trabalho as atividades voltadas para o setor turístico no período de 2000 e 2005 cresceram de 26,4% no Brasil e 37,7% no Nordeste. Sendo essas taxas superiores ao setor de serviços e da economia como um todo; destacando-se os empreendimentos de hotelarias e alimentação. Atualmente, Pernambuco tem tido destaque entre os estados do Nordeste por apresentar um turismo de massa em larga escala. Mais pessoas de cargos sócio-econômico médio tem optado em fazer de Pernambuco seu destino turístico. Contudo, geralmente não superam a média de cincos dias de visitação e já possuem um orçamento programado. Visitam com maior frequência os pontos principais do Estado e companhia de grandes grupos. Tais fatores podem diminuir a interação entre os turistas e moradores locais como também reduzir as experiências vivenciadas pelo turista.
Os destinos turísticos de destaque em Pernambuco são: Porto de Galinhas, Recife/Olinda e Fernando de Noronha. Deve-se ressaltar que Recife/Olinda são tratadas conjuntamente por se tratar de uma conurbação e propiciarem uma experiência de visitação integrada.
Atualmente os destinos turísticos de destaque em Pernambuco são: Porto de Galinhas,
Recife/Olinda e Fernando de Noronha. Deve-se ressaltar que Recife/Olinda são tratadas conjuntamente por propiciarem uma experiência de visitação única e integrada. Na época da Festa de São João, Caruaru também ocupa posição de destaque entre os destinos estaduais. É nítido que o turismo no estado encontra-se concentrado numa determinada área do estado, próxima da capital
Recife, e que abrange sua faixa litorânea, principalmente o