Figura da mulher nas gerações romanticas
A mulher sempre foi alvo das poesias, e nos poemas do período romântico não foi diferente. Estiveram presentes em várias obras de poetas de várias gerações da poesia romântica, mas não expressa de uma só maneira, de uma só visão. Em cada geração do romantismo houve uma diferença no olhar do poeta no que diz respeito à mulher, que começou sendo vista como um ser digno de virgindade, sendo idolatrada por todos os homens passando a ser uma louca erótica cheias de defeitos.
Poetas renomados começaram a escrever seus primeiros poemas que rendem elogios até hoje no período romântico, sendo que cada um teve obras que retratam a mulher em diferentes fases do romantismo e através desse artigo irá conhecer um pouco sobre cada período e seus maiores escritores, tal como Gonçalves Dias, Gonçalves Magalhães, Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, Castro Alves entre outros grandes escritores.1. Figura da mulher nas três gerações da poesia romântica
O Romantismo brasileiro surgiu em 1836 com a publicação de "Suspiros Poéticos e Saudades" de Gonçalves de Magalhães. Originou-se no final do século XVIII na Alemanha e Inglaterra com o surgimento no Brasil durante o século XIX. Desenvolveu-se diante do grande conflito que buscou o aprimoramento para a formação da identidade do país com o surgimento das diferentes culturas locais e com influências européias. A principal característica da poesia romântica é a expressão dos sentimentos humanos, tornando a literatura um desabafo e confissão. (DÉLIO, 2012)
A figura da mulher está presente em muitas dessas poesias românticas, e é um tema que causa bastante emoção no leitor dependendo da forma que ela se apresenta no texto.
Ao longo das épocas houve o surgimento de gerações da poesia romântica, na qual em cada uma dessas há uma forma diferente de vê a figura feminina.
Nessa época não surgiu apenas o romantismo, junto veio à poesia lírica, o jornalismos, a eloquência, o ensaio e a crítica, que abordavam o literário e o