fichemento
Examinaremos primeiramente a estrutura do ato intelectual nas formas mais aproximadas dos atos de análise direta e síntese da informação que o homem recebe diretamente do mundo circundante para, em seguida, abordar as leis básicas das formas mais complexas de pensament oque o homem realiza com base em sua linguagem. (p.01)
As de caráter mais elementar são as formas mais simples de comportamento motor-sensoríal.Elas se manifestam no fato de surgirem imediatamente no animal formas congênitas simples de comportamento, que aparecem sob a influência das inclinações congênitas básicas ou necessidades (fome, necessidade sexual) (p.02)
(...) comportamento instintivo, no qual a percepção dos indícios de uma situação qualquer aciona programas congênitos decomportamento que, em alguns casos, adquirem forma muito complexa. (p.02)
“A segunda forma básica é constituída pelo comportamento perceptivo. Este surge com o desenvolvimento dos órgãos complexos dos sentidos, com a dificultação da atividade de pesquisa e orientação e com o surgimento dos níveis superiores do aparelho cerebral: o córtex cerebral.” (p.02)
“O traço característico do comportamento intelectual consiste em que a atividade orientador-intelectual, que antes englobava todo comportamento, começa a destacar-se e se converte em atividade independente e antecede ao comportamento, criando-lhe a base [...]continuam mantendo a mais estreita ligação com a percepção e ocorrem nos limites do campo imediatamente perceptivo.” (p. 03)
“Com a evolução da criança, muda o caráter motor sensorial das ações, distingue-se uma fase especial de orientação prévia numa situação. A criança começa a resolver a tarefa prática que lhe foi sugerida, examina inicialmente a situação para posteriormente subordinar suas ações a um plano elaborado no processo de orientação prévia.Essa distinção do estágio de orientação prévia na tarefa aumenta substancialmente a possibilidade de êxito de sua solução.” (p.05)