fichas APS UNIP
A letra "e" de e - commerce significa electronic, um modismo que surgiu na década de 1980 nos EUA, resumindo tudo como comércio eletrônico, onde o meio de fluxo das informações é a internet.
A Internet é uma grande força de comunicação da atualidade, que fornece aos usuários a possibilidade de buscar rapidamente e de forma concisa as informações que precisa. Ao compararmos a Internet com as demais mídias percebemos que o diferencial está na forma de como acontece à abordagem da comunicação. Enquanto a televisão e o rádio buscam massificar a mensagem, e a internet possibilita o debate de ideias e ideais.
Ao falar em E commerce logo vem a cabeça um tipo de loja virtual onde o cliente escolhe o produto e finaliza a compra, porém não é bem assim que funciona. Existem sete tipos de E-commerce, sendo eles classificados em: B2B, B2C, C2C, P2P, M commerce, S commerce, T commerce.
O que diferencia um E-commerce do outro?
Business to Business (B2B)- É a relação de negócios entre as empresas. Não existe a interação com o cliente, sendo ele pessoa física, ou seja, é a venda por atacado, entre fabricantes e lojas.
Business to Consumer (B2C)- É a relação entre a organização e o cliente, ou seja, empresas onlines vendendo seus produtos a clientes.
Consumer to Consumer (C2C)- É a negociação realizada entre duas pessoas físicas.
Peer to Peer (P2P)- Geralmente são pessoas que compartilham documentos em lojas digitais, sem que haja necessidade de um intermediador. Para que isso ocorra, ambas as pessoas devem ter o software que permita a busca do arquivo e a transferência.
F commerce - com o objetivo de