Fichamneto Droysen-Manual de Teoria da História
2559 palavras
11 páginas
Sobre ao autorDroysen é reconhecido como um dos maiores historiadores alemães do século XIX, além de ter se dedicado a filologia, antipositivista. Como grande teórico da história, aprofundou seus estudos na fundamentação e metodologia desta área, abrindo novas perspectivas, e mantendo diálogos com Hegel, Kant, Humboldt, Herder e Goethe. Aproximava-se de temas como a razão histórica, idealismo, historicismo, hermenêutica (método crítico) e ao romantismo. Atuou como professor em Iena e Berlim sendo nomeado membro da Academia de Ciências de Berlim em 1867. Também se engajou na politica, sendo a grande área de estudos de Droysen e uma instituição de poder ético, em suas palavras. No Brasil, Droysen é raramente citado, pela influência da historiografia francesa.
A obra
Prefácio
No prefácio da primeira edição, Droysen relata grande insatisfação acerca dos estudos históricos e suas abordagens (fundamentação científica e métodos que correlacionem a formas de conhecimentos humanos), de forma a não oferecerem respostas satisfatórias.
“O sentido histórico é por demais ativo na natureza humana para que não pudesse encontrar, bem cedo e sob condições favoráveis, a sua expressão em formas adequadas”.
O autor explica a importância da História como ciência, dizendo que tudo pertence à história, sendo esta, a essência do espírito humano. Aborda as fontes de uma maneira crítica, qual o objetivo é fundamentar o método, buscando conexões e relações históricas que determinada fonte possa levar, mesmo partindo de um caráter empírico.. Menciona os estudos de Humboldt o sentimento ético, sendo este a força e o centro da gravidade.
Desta forma, Droysen reflete e aprofunda-se na questão da História como ciência, intentando fundamentar um método, qual através da escrita e do discurso, reconhece e expõe a natureza humana e seu desenvolver.
Introdução
Pg.35 a 37
Relata a movimentação das coisas no espaço e no tempo, como um fenômeno, apreendidos pelo espírito humano,