Fichamentos
Título específico estudado: Profissão e efeitos de sua conduta. A
Referência bibliográfica: SÁ, Antônio Lopes de. Ética profissional. 9. Ed. 3 reimpr. São Paulo: Atlas, 2010.
(“...”)
A profissão contábil consiste em um trabalho exercido habitualmente nas células sociais, com objetivo de prestar informações e orientações baseando na explicação de fenômenos patrimoniais, ensejando o cumprimento de deveres sociais, legais, econômicos tão como a tomada de decospes administrativas, além de servir de instrumentação histórica da vida da riqueza.
Os deveres profissionais que ela impõe, por conseguinte, são os da utilidade, em relação a explicação dos fenômenos da riqueza que as células sociais utilizam para suprirem suas necessidades de existência, tão como de informes e opiniões sobre tudo o que se relaciona ao patrimônio das pessoas naturais ou jurídicas. O ser que se dedica à Contabilidade possui deveres para com a regularidade do emprego racional da riqueza nas empresas, nas instituições diversas, assim como perante o ensino, a pesquisa, a difusão cultural e educacional, o mercado, a sociedade e também na produção de provas e opiniões sobre comportamento do patrimônio p. 148.
Necessita o contabilista, de uma consciência profissional que possa guiar seus trabalhos e de virtudes que possam ser parametrias, considerada a imensa responsabilidade de tais tarefas.
O trabalho é um dever social, mas, além de tudo, algo que realiza quem o faz se, realmente, no exercício de suas tarefas, emprega o amor como guia de suas ações.
A profissão permite que indivíduo exerça sua função de solidariedade para com seus semelhantes recebendo, em trocam não só dignidades, mas compensações que permitem, inclusive, o enriquecimento material.
Foi pelo caminho de cuidar do patrimônio de terceiros, inclusive,que muitos contadores se enriqueceram, partindo de suas bases profissionais.” p. 149.
Local onde se encontra a obra: Biblioteca ILES