fichamentos de citações sobre Sócrates, Platão e Santo Agostinho.
Este trabalho consiste em realizar fichamentos de citações sobre Sócrates, Platão e Santo Agostinho. Sócrates e os socráticos menores se preocupavam com os problemas do homem na vida social. Buscavam o conhecimento, a verdade e a sabedoria. Levando o homem a pensar mais...
“Quem conhece a verdade conhece aquela luz e quem conhece essa luz conhece a eternidade. E aquilo que conhece é o amor”
(Santo Agostinho) SÓCRATES
Sócrates nasceu em Atenas por volta de 470/469 a.C e morreu em 399 a.C, em virtude de uma condenação por “impiedade”, (foi acusado de não crer nos deuses da cidade e de corromper os jovens). Pag.85.
Não fundou uma escola como os outros filósofos, realizando o seu ensinamentos em locais públicos. Exercia um imenso fascínio sobre jovens e homens de todas as idades, o que lhe custou inúmeras aversões e inimizades. Pag.85.
Sócrates concentrou o seu interesse na problemática do homem. Procurando resolver os problemas do “principio” e da physis, pois os naturalistas (pré- Socráticos) se contradisseram a ponto de sustentar tudo e o contrário de tudo. Não produzindo nenhuma verdade. Pag.87.
Os naturalistas procuravam responder a seguinte questão: “O que é a natureza ou a realidade última das coisas?” Sócrates, porém procurava responder à questão: “O que é a natureza ou a realidade última dos homens? ou seja,” o que é a essência do homem?”Pag.87.
Finalmente a resposta é precisa e inequívoca: o homem é sua alma, enquanto é precisamente sua alma que o distingue especificamente de qualquer outra coisa. E por alma, Sócrates entende a nossa razão e a sede de nossa atividade pensante e eticamente operante. Para Sócrates a alma é o seu consciente, ou seja, a consciência e personalidade intelectual e moral. Pag.87.
Sócrates considera ter recebido de Deus a tarefa de ensinar os homens a cuidar da própria alma mais do que do corpo. Pag.88.
Virtude do grego “areté” significa aquilo que torna uma