Fichamento
PROGRAD - ASPES - PARFOR
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA
lALINE oLIVEIRA sILVA
fICHAMENTO
ITABERABA-BAHIA
2013
lALINE OLIVEIRA SILVA
FICHAMENTO
Fichamento apresentado a Universidade do estado da Bahia, como avaliação parcial da disciplina de __________________________.
Profª.:
ITABERABA-BAHIA
2013
JESUS, Maria Sousa. Professora Universitária. AS MISSÕES (IM)POSSÍVEIS DO PROFESSOR; O BEM/MAL ESTAR DOCENTE. (PP. 1 - 11) Artigo acadêmico.
“Professor, figura tutelar e guardiã, ao mesmo tempo em que refém do sistema educativo. [...]” (p. 01)
“Se voltarmos os olhos para o passado, na busca desse sentido profundo que a nossa profissão encerra, vemos que, de fato, a figura do professor foi ganhando, ao longo dos tempos, cambiantes diversos, [...] sendo por nós raramente compreendidos.” (p.01)
“[...] enquanto conjunto não só de regras de funcionamento dos Colégios da Companhia de Jesus, como de regras de bem ensinar, aplicadas nas doze províncias [...] verificamos que era exigido ao futuro professor, uma primeira etapa de mortificação do corpo, através dos chamados exercícios espirituais. Só depois disso estaria ele preparado (purificado) para ingressar na sua longa preparação intelectual e mais tarde pedagógica, [...] orientação do “docendi peritissimus”. [...]” (p.02)
“[...] a laicização do ensino, entretanto operada sob a égide do Marquês de Pombal, a partir da ordem de expulsão dos Jesuítas, não veio alterar o modelo. O conhecimento, [...] verdade absoluta e inquestionável, continuava a existir, [...]o professor continuava, no fundo, a ser um agente de reprodução social. Para isso, o seu passado moral e político era minuciosamente perscrutado à entrada da docência, através de informações recolhidas [...].” (p. 03)
“Era preciso estar ao serviço da ideologia dominante, de uma forma ativa [...]” (p. 04)
“[...] Como vemos, o professor, [...] transporta consigo o