FICHAMENTO
“Relativizando: uma introdução à antropologia social”
Aluna: Bruna Pinheiro Silva - 1424161
Entende-se como antropologia uma ciência que estuda o homem e as implicações de sua evolução física, social ou até mesmo cultural. A antropologia social estuda as características de uma cultura e a evolução de seus costumes, crenças, valores, religiões, relacionamento familiar, dentre outros.
Para Da Matta; a antropologia social possui três esferas de interesse definidos: uma delas é o estudo do homem enquanto ser biológico, com um percurso evolutivo definido. Essa é a área da chamada antropologia biológica, ou física. A segunda esfera diz respeito ao estudo do homem no tempo, por meio das cristalizações, vestígios das suas relações sociais e valores naquilo que usou ao longo do tempo, esse estudo é chamado de arqueologia. A terceira esfera é chamada de antropologia social, cultural ou etnologia, que vai além do estudo do homem enquanto produtor e transformador da natureza é a visão do homem enquanto membro de uma sociedade e de um dado sistema de valores. O homem não inventa apenas para vencer os desafios da natureza, a cultura não é uma resposta, apenas, a esses desafios, mas a expressão do entendimento da realidade sob a qual se encontra; esses desafios, o seu invento e a si próprio.
A antropologia social irá analisar e compreender o comportamento do homem em sociedade, a organização social e politica, e as relações sociais e instituições sócias.
Nesta obra Da Matta fala sobre os fatores biológicos que ele considera ser diferente dos sociais, segundo ele o biológico é algo inerente, onde a consciência não consegue controlar, e o individuo irá apenas dar respostas aos fatores naturais. Ele também traz uma diferença entre o social e o cultura mesmo que os dois sejam interligados ele diz que a cultura é algo que vem de uma tradição, que vai passando de geração a geração onde com isso a sociedade se torna algo singular. Pode existir uma cultura sem sociedade,