FICHAMENTO
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.
Introdução a Pesquisa II
Bruno Rodrigo
150110009
Professor: Fernando Filho
2º P.História
Sakamoto, Cleusa Kazue, & Silveira, Isabel Oreste. Como Fazer projetos de iniciação cientifíca. São Paulo: Paulos,2014. Parte - 1
•Definição
O documento de pesquisa apresenta ao seu publico elementos ligados ao caminho percorrido para a realização da mesma, apresentando e estabelecendo fatores envolvidos com o projeto. Encontraremos nele os objetos de estudos, hipóteses, objetivos e justificativas para com o objeto de estudo.
•Tema
O estudo da pesquisa que está diretamente ligado a um Tema, o qual não é fácil de ser escolhido, pois para a escolha do mesmo levasse em conta alguns fatores pré-estabelecidos, como: simpatia, um conhecimento breve, acessar a informações ligadas ao campo da pesquisa ligada ao tema, se não tiverem cuidados ao retratar determinado assunto, nos perderemos na sua infinidade de conteúdo.
•Problema de Pesquisa
Levantando fronteiras na pesquisa, possibilita um olhar mais direcionado ao assunto, encontrando a solução para o problema inicial a “pergunta tema”, pois a pesquisa possibilita o levantamento de questões e soluções para problemas apresentados. Ler sobre o que já existe sobre o que irá ser pesquisa é uma boa ferramenta que pode reduzir os questionamentos que irão ser feitos e assim eliminando conteúdos.
•Objeto de Estudo
O objeto de estudo é o nosso pilar de sustentação da construção da pesquisa, as citações acima; Tema e Problema de Pesquisa ao se juntar com o Objeto de estudo encaminha o artigo para a iniciação. Com afeição pelo Tema e uma “pergunta problema” em mãos já tem o rastro do caminho a ser percorrido.
•Hipóteses
Elaborada através das observações do conteúdo estudado, a hipótese não é a solução propriamente dita, mas sim uma teoria de solução sobre o problema trabalho, levantando questionamentos e possíveis soluções para o assunto envolvido. Mas não é só