FICHAMENTO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – Gestão – CECIESA - Gestão
Curso de Administração – Noturno 6º período
Disciplina: Pesquisa em Administração (3059)
Professor: Adm. MSc. Eduardo Krieger da Silva
Acadêmico: Ana Paula Silveira
Metodologia Científica Projetos de Estágio
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
59 O aprofundamento nos estudos nos âmbitos de consultoria e pesquisa científica procura construir uma tipologia de projetos que adequem-se aos estágios supervisionados e para pesquisas em Administração. O livro auxilia o acadêmico na escolha do tema para a pesquisa e elaboração da mesma.
60 Patton (1991) apresenta cinco alternativas de pesquisa, classificadas de acordo com seu propósito: a Pesquisa Básica, a Pesquisa Aplicada, a Avaliação de Resultados, a Avaliação Formativa e a Pesquisa-ação.
60 Pesquisa Básica: o propósito é entender como o mundo opera, procura-se basicamente entender e explicar os fenômenos. Os pesquisadores trabalham para gerar novas teorias e para testar teorias.
60 Pesquisa Aplicada: entende a natureza de um problema para que se possa controlar o ambiente. A fonte das questões de pesquisa é centrada em problemas e preocupações das pessoas e o propósito é gerar soluções potenciais para os problemas humanos. Os pesquisadores trabalham com problemas humanos.
61 Avaliação de resultados: propõe-se a julgar a efetividade de um programa, política ou plano. Deseja saber se a ideia em si é ou não efetiva, se pode ou não ser generalizada e em quais condições.
61 Pesquisa-ação: procura resolver problemas específicos, dentro de um grupo, organização ou programa. Neste tipo, a pesquisa torna-se parte do processo de mudança, ao encorajar pessoas envolvidas com o programa e estudar seus próprios problemas