Fichamento
DIREITO
HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS
DANIEL MAYERLE
fichamento destaques/referente de obra científica
1 ELISABETH BRUNNER ASSALI
2 ELIAS, Norbert. Teoria Simbólica. 1ª edição, Portugal: Celta,1994. p.149.
3 O presente trabalho tem como objetivo, destacar as partes principais da obra: Teoria Simbólica de Norbert Elias.
4 Resumo da obra:
4.1 Teoria Simbólica ‘’Não só é difícil, neste estádio, discutir a sucessã o processual pela qual um facto não se pode. produzir se um outro facto, anterior, não se produziu previamente; não só, por outras palavras, a sociologia exige a percepção e a representação simbólica dos processos, mas também a compreensão plena de que a localização dos factos pode ter lugar numa sequência de níveis diferentes de integração.’’ (Pg.03)
‘’A estrutura das línguas é determinada pela sua função social como meio de comunicação. Podemos admitir que todas as sociedades humanas partilham entre si um fundo comum de experiências e, portanto, de conhecimento.’’ (Pg. 05)
‘’Podemos, sem dúvida, dizer que tudo isto é óbvio. É óbvio que a primeira língua, a língua materna, não é inata mas sim adquirida através da aprendizagem, É óbvio que uma língua não é uma herança nativa da humanidade, podendo variar de sociedade para sociedade. No entanto, estas questões, tal como muitas outras propriedades dos seres humanos, que indicam a sua singularidade entre os seres vivos, são raramente colocadasno centro das pesquisas e das discussões contemporâneas.’’ (Pg.06)
‘’Os problemas explorados pelos cientistas sociais e as soluções que eles descobrem são construídos com base em conceitos de um nível muito elevado de síntese, acerca dos quais raramente se colocam questões. Eles são utilizados, normalmente, como se fossem uma propriedade inalterável da humanidade e, em sociedades como a nossa, assumem, muitas vezes, a forma de uma antítese bipolar como "natureza e cultura", "corpo