Fichamento
1.2 Origem
a) Oral Para anotar informações a partir de aulas e palestras é fundamental que se tenha atenção as enumerações verbais, gestos e inflexões da voz utilizadas pelo locutor. Tal pratica auxiliará na percepção dos principais tópicos da aula ou palestra. (p. 105)
b) Escrita As fontes importantes para o trabalho já foram predeterminadas. Se faz necessária uma leitura previa do material, marcando as principais ideias do material, permitindo uma melhor seleção de dados. (p. 105/106) Os apontamentos devem ser claros, completos e organizados para evitar que haja a necessidade de tornar à fonte. (p. 106) Podem-se naotar as palavras textuais do autor ou elaborá-las pessoalmente. No caso de cópia exata, usam-se aspas duplas, inicias e finais, para não esquecê-las ao transcrever a anotação, quando se elabora definitivamente o trabalho. ( SILVA, Rebeca Peixoto,p.106)
1.3 Como anotar
a) Notas corridas Consiste em escrever palavras chaves para que sejam posteriormente explicadas, evitando que detalhes necessários sejam esquecidos. (p. 106)
b) Notas esquemáticas Notas feitas numa sequência que ordena claramente as principais partes do conteúdo, evidenciando sua hierarquia. Pode fazer uso de uma numeração. (p. 106) É um tipo de anotação recomendado especialmente para a organização de um texto para estudo e para a organização de notas corridas feitas durante uma aula ou palestras. ( SILVA, Rebeca Peixoto,p.106)
c) Notas em forma de resumo É uma forma compacta, porém completa do conteúdo original apresentando apenas seus pontos fundamentais. Convém o uso de frases próprias que reproduzam com precisão as ideias