Fichamento
Faculdade de Educação – FE
Departamento de Teoria e Fundamentos – TEF
Tópicos Especiais Educ Diver Cultural – Código: 194620
Professor: Dr. José Zuchiwschi – Turma A
Raquel Santos S. Ribeiro – Matrícula: 10/0131174
Fichamento da obra:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
Disponível: http://sitiodarosadosventos.com.br/livro/images/stories/anexos/o_que_educacao.pdf
O autor inicia o livro afirmando que a educação faz parte do dia a dia de todas as pessoas, se manifestando em diversos lugares independentemente de sua cultura ou sociedade. A educação existe em mundos diversos de diferentes formas e o autor fala sobre a educação indígena e as formas de aprendizagens de um povo, mostrando como é diferente a educação do “homem branco”, isso porque os dois têm culturas bem distintas. Afirma que a força da educação vem da manutenção das crenças, idéias e simbolismos que fazem construir os diversos tipos de sociedades.
“Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor.” (pág. 2)
“A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como idéia, como crença, aquilo que é comunitário como bem, como trabalho ou como vida.” (pág. 2)
Em seguida, o autor faz uma reflexão sobre o fato de a educação existir não somente onde há escolas, mas em toda troca de saber durante a vida. O saber indígena é passado por instrução dos que já tem o conhecimento de acordo com a necessidade de cada um.
“[...] a educação existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível, a não ser nos lugares onde pendura alguma placa na porta com o seu nome.” (pág. 5)
“A criança vê, entende, imita e aprende com a sabedoria que existe no próprio gesto de fazer a coisa.” (pág. 6)
“Assim, tudo o que é importante para a comunidade, e existe