Fichamento
Pesquisa Social: Definição e níveis de pesquisas (p.26-27). Terceiro capítulo.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.
“processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos” (p.26)
“A pesquisa aplicada, por sua vez, apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, pois depende de suas descobertas e se enriquece com o seu desenvolvimento; todavia, tem como característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos. Sua preocupação está menos voltada para o desenvolvimento de teorias de valor universal que para a aplicação imediata numa realidade circunstancial. De modo geral é este o tipo de pesquisa a que mais se dedicam os psicólogos, sociólogos, economistas, assistentes sociais e outros pesquisadores sociais.” (p.27)
“que tem como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e ideias, tendo em vista, a formulação de problemas mais preciosos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores, apresentando mais rigidez no planejamento” (p.27)
Começando a definir a metodologia: Universo de amsotra (p.48). Quarto capítulo.
VERGARA, S. M. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2007
“Trata-se de definir toda a população e a população amostral. Entenda-se aqui por população não o número de habitantes de um local, como é largamente conhecido o termo, mas um conjunto de elementos (empresas, produtos, pessoas, por exemplo) que possuem as características quer serão objeto de estudo. População amostral ou amostra é uma parte do universo (população) escolhida segundo algum tipo de representatividade.” (p.48)
Terminando o projeto de pesquisa: Coleta de dados (p.48). Quinto capítulo.
“O questionário caracteriza-se por uma série de questões apresentadas ao