Fichamento
Bibiana, Carolina, Julia , Julia , Nicolly
Comportamento Organizacional - Bloco B (Personalidade pg. 125-130, Atitudes pg. 65-73)
A personalidade molda nosso comportamento. Assim, se queremos entender melhor o comportamento de alguém em uma organização, é bom que saibamos alguma coisa sobre sua personalidade. Quando um psicólogo fala sobre personalidade, refere-se a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo. A definição de personalidade mais frequentemente utilizada foi proposta por Gordon Allport há mais de 70 anos. Ele disse que a personalidade é ‘’ a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicofísicos do indivíduo que determinam seu ajuste individual ao ambiente.’’ Mas também podemos considerar a personalidade como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais. Ela é mais frequentemente descrita com base nos traços mensuráveis exibidos por um indivíduo.
A razão mais importante para os gestores precisarem mensurar a personalidade é porque as pesquisas têm mostrado que os testes de personalidade são úteis na decisão de contratação. A maneira mais comum de mensurar a personalidade é utilizar questionários de auto avaliação, porém uma de suas deficiências é que o candidato pode mentir ou administrar a imagem que quer transmitir-isto é, fingir algo bom e criar uma boa impressão.
Uma das primeiras discussões no estudo da personalidade centrou-se em tentar definir se ela é resultado da hereditariedade ou do ambiente. A personalidade parece resultar de ambas as influências. Contudo, pode ser uma surpresa saber que as pesquisas tendam a corroborar uma maior importância da hereditariedade em detrimento da importância do ambiente. A hereditariedade se refere aos fatores determinados pela genética de um indivíduo. A estatura, a beleza dos traços, o gênero, o temperamento, a força e flexibilidade muscular, o nível de energia e os ritmos biológicos são