Fichamento
- Vitrúvio considera a Arquitetura um instrumento de medida, ou seja, mais do que proteger os seres humanos das intempéries também é um modo que o homem vem colocando a ergonomia nos lugares que ocupa. A Arquitetura também tem base em referências culturais e as técnicas que são usadas de acordo com a intenção do projeto e do objeto que será construído.
- Essas técnicas que foram citadas acima, possibilitam a integração do homem e a obra, que acontece por meio de instrumentos e habilidades manuais com o material que vai se trabalhar.
- Com a Revolução industrial o homem começa a ser substituído pela máquina. A máquina a vapor gerou a “ potencialização” da técnica e podia ser comandada por qualquer pessoa, mesmo que ela não tivesse conhecimento das atividades da indústria.
- Da técnica a tecnologia – primeiramente surge a profissão de projetista, que tem o conhecimento das atividades manuais, em segundo lugar o artesão, que domina uma técnica especifica e consegue manipular instrumentos.
- Com esta transição entre a técnica e a tecnologia, fizeram grandes galpões para abrigar as indústrias que começavam a vir do campo. Dai começou a desenvolver o comércio e a economia, além do aumento da população urbana.
- Os arquitetos absorviam essas mudanças da tecnologia cada vez mais em suas obras, e isto originou um novo campo na arquitetura – o urbanismo – que agora a sociedade precisava de uma forma de organizar este crescimento da cidade devido ao desenvolvimento da indústria e crescimento econômico e populacional.
- Com o início da industrialização nas cidades e o desenvolvimento das tecnologias, criaram-se elementos pré-fabricados, como estruturas metálicas e placas de vidro.
- A possibilidade pratica e estética destes materiais pré-fabricados