Fichamento
Curso: Serviço Social
Professora: Rocileide
Aluna: Cleudiana Araujo
O assistente social no Brasil é majoritariamente um funcionário público, que atua predominantemente na formulação, planejamento e execução de políticas sociais com destaque às políticas de saúde, assistência social, educação, habitação, entre outras.
A trajetória do serviço social no brasil tem passado por constantes evoluções e mudanças, assim a profissão tem se redefinido como base na sua inserção na realidade social do nosso pais atuando nas mazelas produzidas pela sociedade em decorrência das lutas de classes, suas necessidades, metas e aspirações, fruto da desigualdade social que nos aflinge. A existência do profissional em serviço social se manifesta pela necessidade de se solucionar problemas sociais como a pobreza a violência o desemprego a falta de efetivação dos direitos sócias sendo necessária a intervenção do Estado.
Verifica-se uma tensão entre projeto profissional, que afirma o assistente social como um ser prático-social dotado de liberdade e teleologia, capaz de realizar projeções e buscar implementá-las na vida social; e a condição de trabalhador assalariado, cujas ações são submetidas ao poder dos empregadores e determinadas por condições externas aos indivíduos singulares, os quais são socialmente forjados a subordinar-se, ainda que coletivamente possam rebelar-se. (p. 08)
A autora descreve a política e a sociedade, de forma a mostrar aos profissionais do serviço social, quais serão os enfrentamentos que deverão lidar e os próprios paradigmas que necessitam vencer para atuar como sujeitos produtores de uma força de trabalho, cujo objetivo é minimizar os obstaculos sociais, sejam quais forem. A autora procura situar o assistente social dentro do sistema de mercado de sua força de trabalho. Destacam-se ainda, dados importantes como os principais empregadores, jornada de trabalho e possibilidades de ganhos entre outros,