Fichamento
Laís Gusmão
Brenda Oliveira
Flávia Ladeia
Mario Machado
OBESIDADE INFANTIL
Vitória da Conquista
2014
Laís Gusmão
Brenda Oliveira
Flávia Ladeia
Mario Machado
CUIDADOS COM AS CRIANÇAS E O PERIGO DA OBESIDADE INFANTIL
Trabalho apresentado a disciplina Metodologia da Pesquisa Cientifica como atividade de avaliação
Orientador : Prof.Márcio Céo.
Vitória da Conquista
2014
RESUMO
A obesidade é definida como um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento de massa adiposa no organismo, refletindo em um aumento de peso corpóreo.
Um dos métodos mais utilizados para indicar riscos relacionados ao excesso de peso corporal é o Índice de Massa Corporal (IMC) e quando se trata de crianças e adolescentes, deve-se levar em conta a faixa etária analisada. O trabalho se caracteriza como pesquisa bibliográfica no qual foi realizado um levantamento de material de estudo, tendo como objetivo estudar a prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes. Estudos demonstram que a atividade física é um mecanismo eficiente que contribui na redução e manutenção do peso corporal, aliada a outros hábitos positivos à saúde. Assim, conclui-se que devido ao grande índice de obesidade na atualidade, recomenda-se a intervenção através da prática da atividade física como projeto de vida familiar, com a finalidade de estimular e conscientizar sobre a importância e os benefícios que a mesma proporciona.
PALAVRAS-CHAVE: Obesidade, Criança, Adolescente, Atividade física.
INTRODUÇÃO
A obesidade é um distúrbio nutricional e metabólico caracterizado pelo aumento da massa adiposa do organismo, que se refere no aumento do peso corpóreo. O aumento excessivo de gordura corporal