fichamento
A conversação é uma atividade linguística básica.” (p. 29)
“Os materiais conversacionais são abundantes e gratuitos. Começar por eles as observações sobre o funcionamento e a estrutura do Português é criar as condições para que o aluno intensifique seu interesse pelo mundo circundante, abortando-se o velho hábito de acenar para realidades longínquas, inaccessíveis, que produzirão nos estudantes um irremediável desinteresse pelas ‘coisas da escola’.” (p. 29)
“Uma condição prévia, fundamental, para que haja conversação é a de que duas ou mais pessoas manifestem a intenção de entrar em contacto.” (p. 29)
“Uma característica muito saliente da conversação natural é sua imprevisibilidade. Ao longo de uma conversação, tomamos decisões ao mesmo tempo em que a estamos executando. Cunhou-se a expressão ‘atividade administrada passo a passo’ para explicitar essa peculiaridade do texto conversacional.” (p. 33 - 34)Características conversacionais “(...) monitorando os resultados de nossa atuação, planejamos as próximas intervenções, de tal sorte que cada turno ‘administra’ o turno subsequente, numa atividade autoconstrutiva, extremamente dinâmica.” (p. 34)
Em suma “(...) a conversação enquanto objeto de estudos é uma combinação de elementos psico-sociais e linguísticos, para cuja análise se requer a propositura de categorias processuais, pluridimensionais, não lineares, não excludentes, e portanto não susceptíveis de compor um quadro classificatório único.” (p. 34)
Turnos conversacionais “Como um ponto de partida, vamos considerar que a unidades da conversação é o turno. Turno é o segmento produzido por um falante com direito a voz” (p. 36)
Turnos conversacionais “Dependendo da decisão tomada, um turno pode ser constituído de um item pré-lexical (como ‘ahn’, ‘uhn’), uma palavra, um