fichamento
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Aluna: Patrícia Nunes
Tutor (a): Alessandro
Data: 30-11-2014
Disciplina:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MASCARENHAS, Fernando. Megaeventos Esportivos e Educação Física: Alerta de Tsunami. Movimento. Porto Alegre. v.18. n.01.p.39-67, jan/mar de 2012.
Num primeiro momento o autor busca disseminar um questionamento acerca dos eventos esportivos realizados no Brasil. O autor nessa obra busca demonstrar a supervalorização que as cidades que sediam esses eventos recebem não só no Brasil, mas no mundo inteiro e como consequência demonstra que a disputa para sediar esses eventos passou a ser acirrada, não só por questões esportivas, mas principalmente por questões políticas e econômicas.
Em seguida demonstra que está nitidamente claro que a disputa para sediar os jogos, como já exposto acima, está além do desejo de sediar um evento esportivo, pois se procura demonstrar que tal país é um lugar bom para passear, morar e consumir, enfim, é feita toda uma propaganda do país que pretende sediar ou que já está escolhido para tal, a fim de estabelecer boas relações econômicas advindas destes eventos. Sendo assim, podemos dizer que a escolha é mais econômica e política do que esportiva.
Conforme apresentado pelo autor, os locais que recebem esses eventos tendem a se preparar de todas as formas para tal finalidade, modernizando seus centros urbanos, investindo em segurança, adaptando seus centros esportivos, enfim, uma vez que terão uma contrapartida, ora a econômica local será aquecida em conseqüência do público, logo, ocorre uma revolução no sistema urbano e esse acontecimento transforma as cidades em verdadeiras empresas concorrentes.
Ainda no decorrer desta obra, o autor procura discorrer sobre a candidatura do Rio de Janeiro para sediar o evento esportivo que acontecerá em 2016. Num primeiro momento aborda o