Fichamento
A amizade entre o líder e os subordinados é benéfica para o clima organizacional, desde que não se deixe que por essa amizade os subordinados passem a ter um poder que não lhes é devido, pois tal atitude leva a perda da autoridade do líder e ao fracasso na liderança. Nesse trecho Maquiavel mostra que deve haver uma interação amigável entre os gestores e os trabalhadores, mas com uma clara separação dos deveres entre uns e outros. Maquiavel deixa claro que o príncipe deve suprir as necessidades de seus subordinados mesmo as mais básicas, assim como as de segurança, as sociais, as de estima e as de auto-realização (que acontece através do reconhecimento do trabalho que se faz).
“Fechadas todas as portas em razão do comportamento do Rei Carlos, foi obrigado a servir-se daquelas amizades com que podia contar...”
O Rei Luís preferiu contar com os recursos que estavam disponíveis a ele, uma das atitudes mais importantes no começo de um empreendimento. O Empreendedor deve utilizar-se de todos os recursos disponíveis na organização, assim como todos os resultados provenientes destes recursos preexistentes para desenvolver cada vez mais sua ideia primária. Observe que é necessária também capacidade para utilizar-se dos recursos, tomando sempre decisões indispensáveis sobre eles, esse é um risco que apenas verdadeiros empreendedores podem tomar; o que não aconteceu com o Rei Carlos.
“Extinguiu a velha milícia, organizou a nova, abandonou as antigas amizades, conquistou novas; e, como teve amizades e soldados seus, pode, sobre tais fundamentos, erigir as obras que desejou: tanto que custou-lhe muita fadiga para conquistar e pouca para manter.”
Grandes empresários são tidos como referência até hoje,bem