Fichamento
Campus do Sul e Sudeste do Pará
Faculdade de Geografia - FG
FICHAMENTO
Atividade apresentada como requisito avaliativo da disciplina Teoria Regional e Regionalização, ministrada pelo Profª Ms. Marcos Alexandre, elaborado pelo discente: Válber Costa dos Santos Matricula: 11457003007
Marabá-PA, 16 de Novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Campus do Sul e Sudeste do Pará
Faculdade de Geografia – FG
Idéia central da obra:
Mostrar o regionalismo nordestino e as influencias das elites nessa região e suas possíveis configurações com o poder central e a periferia.
Informações sobre o auto:
Iná Elias de Castro é uma geógrafa política brasileira que estuda os vínculos entre território e representação política. Em 1976 obteve o título de Mestre em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com um trabalho sobre disparidades espaciais no Brasil, sob a orientação de Lysia Cavalcanti Bernardes. Desde 1979 leciona Geografia na mesma universidade. Em 1989, ela fez seu Ph.D. em Ciência Política no Instituto de investigação de Rio de Janeiro (IUPERJ-Tec) sob orientação de Sérgio Abranches Henrique com um trabalho sobre o Nordeste brasileiro. De 1990 até 1991, ela fez um Pós-Doutorado na Universidade de Paris-Descartes.
Objetivos:
Mostrar as formas como foram feito o regionalismo nordestido e as suas e as influencias das elites regionais.
Palavras-chave:
Região, regionalismo, elite, periferia, centro.
Região
Território de ação política
“Sendo o espaço produzido pelas relações sociais que ocorrem sobre uma base territorial concreta, o território é um condicionante inescapável dessas relações e das inovações que elas propõem” (P. 29).
O território é uma unidade da geografia, mas também uma unidade social e política.
“Como nossa questão central é política, porém contextualizada no espaço regional, é necessário estabelecer o conceito região que possibilite um