Fichamento
Facilitar a execução de trabalhos acadêmicos. Assimilar os conteúdos estudados. adquirir uma compreensão maior do texto.
O que é?
Não é resumo, embora possa conter resumos; Não é paráfrase, embora possa conter paráfrases do autor. Fichamento é basicamente o arquivo do texto que você lê contendo a referência e o que você entendeu do conteúdo do texto de uma obra, de um texto ou mesmo de um tema.
Também chamada de fichas de documentação teórica (SEVERINO, 2000, p. 37). São de fundamental importância na construção de trabalhos científicos.
“O fichário é constituído primeiramente pelas fichas de documentação temática. Baseia-se nos conceitos fundamentais que estruturam determinada área do saber. Cada estudante pode formar seu fichário de documentação temática relacionado ao curso que está seguindo, a partir da estrutura curricular do mesmo”. (SEVERINO, 2000, p. 38).
“FICHAMENTO” é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema.
Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho.
Não só, mas é também uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores textos / temas de sua formação acadêmico-profissional.
Fichamento não é trabalho acadêmico, mas um recurso que facilitará construção do mesmo.
Como fazer:
1. Ler o texto inteiro uma vez ininterruptamente
2. Ler o texto novamente, grifando, fazendo anotações e procurando entender o que o autor quer dizer em cada parágrafo.
3. Fazer o fichamentoLeitura atenta e dividida em quatro níveis:
Denotativo – parafrástico: Cuida do vocabulário, das informações sobre o autor, do contexto histórico, socioeconômico e objetivo do texto. Também para a teoria e os conceitos. Do que trata o texto? Como se desenvolve as idéias do autor? Quais suas teses e provas?
Interpretar os significados não