Fichamento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA Aluna: Joseane Melo Gomes de Oliveira Disc.: Economia para Administração Profª.: Gracilene Pereira
Natal/RN, 29 de fevereiro de 2012VASCONCELLOS, Marco A. de; GARCIA. Fundamentos da economia. São Paulo: Saraiva, 2005. Introdução à Economia (p.: 1 – 13)
A economia tem por objetivo analisar os problemas econômicos e buscar a solução mais adequada a nossa vida. (p.:1)
1 – Conceito de Economia
A palavra economia derivou do grego, podendo ser definida como: “a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade empregam recursos no desejo de satisfazer as suas necessidades.” (p.:1 – 2)
Os recursos produtivos ou fatores de produção são limitados em todas as sociedades. No entanto as necessidades dos seres humanos tornam-se ilimitadas e estão em eterna renovação, tanto pelo crescimento populacional, como pela busca da ascensão de vida. Não importa o qual desenvolvido seja um país, nenhum tem recursos o suficiente para satisfazer toda a nação. (p.: 2)
Um problema é a escassez: a necessidade sem fim diante aos recursos ilimitados. (p.: 2)
Tendo a escassez como um grande problema é preciso ter-se alternativas de produção e distribuição. Sendo essa a questão central de se estudar Economia: como distribuir os limitados recursos no desejo de satisfazer a população. (p.: 2)
2 – Os problemas econômicos fundamentais
A necessidade infinita do ser humano, unida a escassez de recursos dá origem aos problemas econômicos fundamentais. Devendo se preocupar com: o que será produzido e em que quantidade, a escolha do método mais eficaz, porém de menor custo e tendo em foco o seu mercado final. (pág: 2 - 3)
A resolução desses problemas econômicos vai variar de acordo com o sistema econômico adotado pela nação. (p.: 3)
3 – Sistemas econômicos
“Sistema