Fichamento
Autor: Eduardo C. Silveira Marchi
Título: Guia de Metodologia Jurídica
Local e data de edição: Franca - 23/08/2014
Estrutura externa: Capítulo VIII
Tema: Da Leitura, Fichamento e Redação
Resumo:
1. Da Leitura
1.1 Condições de Leitura e Estudo
Um bom e rentável estudo deve ter condições apropriadas, como: local quieto, silencioso e isolado; local espaçoso; horário mais produtivo do dia; trabalhar em horas consecutivas e não fragmentadas; intervalos regulares.
1.2 Seleção dos Textos Essenciais
Após a separação das obras, o candidato deverá estabelecer uma hierarquia das obras a serem estudadas, levando em conta a importância e o volume de informação a ser agregada à pesquisa.
Os textos essenciais deverão ser meticulosamente estudados em um primeiro momento da pesquisa, enquanto que os secundários servirão de consulta e eventualmente servirão de base para elaborar pequenas variantes de algum aspecto já desenvolvido, enriquecendo assim o texto.
1.3 Como se leem os Textos Essenciais
A – Examinar Preliminarmente a Personalidade do Autor Lido
Para se ter exata noção do contexto histórico, político e cultural que o texto se insere, é necessário que haja um estudo prévio do autor. A partir de um estudo prévio do autor, poderá ser feita uma leitura crítica da obra.
B – Observar Atentamento os Dados Constantes das Primeiras Páginas da Obra
C – Usar o Dicionário e os Manuais Escolásticos
D – Sublinhas (de Maneira Criteriosa)
Com o objetivo de personalizar, ligar e facilitar a posterior leitura.
E – Apor Siglas ou Sinais Convencionais
F – Acrescentar Críticas e Opiniões Pessoais
Acrescentar opiniões e observações poderá enriquecer a posterior leitura, ou mesmo criar um contra ponto que reforce uma das duas ideias.
1.4 Como Formular as Próprias Ideias
A partir de uma ideia do autor, e do seu real intendimento, com olhar crítico deve-se ler o texto, opondo-se para que dali saia ideias a serem utilizadas em seus próprios