fichamento
HOLSTI, Kalevi. Munster and Osnabruck, 1648: peace by pieces. In: HOLSTI, Kalevi. Peace and War: armed confliets and international order 1648-1989. New York: Cambridge University Press, 1998.
O autor faz uma abordagem sobre a guerra dos 30 anos, que deu-se inicio em 1618 a 1648 na Europa, se alastrou por toda Bohemia, França Itália, Alemanha e as Províncias Unidas e terminou com um tratado de paz de Vestfália , que durou um período de aproximadamente 4 anos de negociação. ‘‘O Papa condenou o resultado de quatro anos de negociações que levaram à Paz de Westphalia porque confirmou a cisma religiosa iniciada por Lutero e reduziu significativamente a autoridade política. ’’(HOLSTI, 1998, p.25) A guerra dos 30 anos foi um conflito entre protestantes que deu início na Bohemia e se alastrou por toda Europa protestando principalmente contra a autoridade espanhola, a guerra se espalhou rapidamente, obtendo todos os tipos de assuntos, principalmente a intolerância religiosa que estava totalmente ligada ao conflito. ‘‘Questões de tolerância religiosa estavam na raiz do conflito, mas outras participações importantes em breve voltaram a se envolver’’(HOLSTI, 1998, p.26)
A luta tinha por objetivo a independência das províncias unidas contra a Espanha, em busca de uma hegemonia de toda a Europa. ‘‘a luta pela independência das Províncias Unidas contra o domínio espanhol; a extensão e a forma de a Suécia Empire Báltico; e a busca de hegemonia toda a Europa, o complexo da família Habsburgo’’ (HOLSTI, 1998, p.26)
A Europa que lutava sua primeira guerra continental, a guerra tinha crescido uma um conflito que teve uma forma cada vez mais violentas e destrutivas. ‘‘Os Conflitos religiosos, que tiveram formas cada vez mais violentas desde meados do século VI’’(Nef 1952, apud HOSTIL 1998.p, 28) foram tipicamente prosseguidas por tortura, queima de bruxas, massacres e destruição em massa de populações civis e de suas propriedades.
Richelieu foi