o elogio ao ócio
R: Consiste em manter vários jobs na memória, executando um pouco de cada em determinados intervalos de tempo. Técnica que visa manter a CPU ocupada o maior tempo possível, visto que em muitas aplicações, como as de processamento de dados comerciais, o desempenho é nivelado pela E/S (I/O Bound), chegando inclusive a ocupar 80~90 por cento do tempo total de execução.
2. O que é a técnica de Spooling? Você acha que computadores pessoais avançados terão o spooling como uma característica padrão no futuro?
R: É o processo de colocar os dados em uma área de trabalho temporária, buffer, onde um outro programa pode acessar os dados nesta área tardiamente. É útil pois quando se está usando dispositivos de velocidades diferentes, o dispositivo mais lento pode acessar o buffer e não obrigar que o dispositivo mais rápido fique o esperando. Sim, já está sendo utilizado.
3. Nos primeiros computadores, todo byte de dados lido ou escrito era diretamente tratado pela CPU (isto é, não havia DMA). Quais as implicações que essa organização tem para a multiprogramação?
R: Isto pode trazer perda de desempenho muito grande ao sistema. Já que com a multiprogramação você tem vários processos sendo executados sequencialmente com alternância rápida e constante, se todas operações de dados envolverem E/S, sempre que pelo menos um dos processos estiver executando E/S todos os outros tem de esperar pelo término da operação.
4. A ideia da família de computadores foi introduzida nos anos 60 com os computadores de grande porte IBM System/360. Esta ideia esta morta e sepultada ou ainda vive?
R: Esta mais viva do que nunca. Hoje em dia todos (se não todos, em sua maioria esmagadora) os fabricantes lançam suas máquinas em famílias.
5. Uma razão para a demora da adoção das interfaces gráficas GUI era o custo do hardware necessário para suporta-las. De quanta RAM de vídeo se precisa para suportar uma tela de texto monocromática com 25 linhas x 80 colunas