FICHAMENTO
Apresentação: SUS, uma rede de saúde e cidadania
Em nosso País enfrentamos um dilema, pois aquilo que é considerado nossa maior riqueza também é nosso maior desafio: a grandeza e a diversidade do nosso território.
E é diante dessa situação, que deve-se analisar as diferentes condições vivenciadas pelos municípios e pelas regiões, uma vez que será a partir das necessidades singulares de cada região que serão planejadas as políticas públicas que devem ser implementadas.
A importância de se estabelecer um contato com o prefeito de cada cidade consiste no fato de que ele conhece as particularidades de seu município.
E isso torna-se algo eficaz para que seja discutido e elaborado um projeto de saúde baseado na realidade do município, procurando abranger as áreas de saúde que estão mais decadentes. Por exemplo, se determinada cidade apresenta uma população onde crianças estão sofrendo com disenteria, cabe ao prefeito analisar quais os fatores que estão causando isso (de onde a água a ser consumida provém, se à uma rede de saneamento básico), então ele passa essas informações para o ministério de saúde, a fim de ser implantado nesse município um projeto de saúde que procure reverter essa situação em específico.
O que é o SUS (Sistema Único de Saúde)?
Um sistema nacional integrado: o SUS constitui-se de uma rede de ações e de servidor de saúde sob gestão pública.
No entanto, este não atua isoladamente, mas sim procura-se integrar nas políticas públicas de seguridade social, com o intuito de planejar e realizar políticas públicas que sejam efetivas tanto no âmbito social quanto da saúde.
O SUS é de responsabilidade das três esferas do governo.
Este é de responsabilidade do município, do estado e do governo, pois é a partir da integração dessas três esferas que pode-se construir políticas setoriais e intersetorias que visem a garantia do acesso universal e igualitário à saúde à toda população, assim como é mostrado