fichamento
O Sistema Cantareira é o principal fornecedor de água de São Paulo. Devido á falta de chuva na região Sudeste, a Cantareira sofreu uma queda considerada muito alta nos seus reservatórios e foi considerado a maior queda de todos os tempos. Isso fez com que a população fosse afetada e como solução para amenizar a situação a Sabesp passou a utilizar o “Volume-morto” no qual nunca havia sido utilizada, volume-morto e o nome técnico que se deu a reserva de agua que fica abaixo das comportas .A falta de água ainda preocupa moradores e todas as partes envolvidas, moradores estão em uma espécie de rodízio, onde são poupados 3 dias de água e ½ dia com fornecimento.
Uns colocam a culpa dessa escassez na população que não sabe utilizar corretamente e conscientemente esses recursos, já outros dizem que essa crise se dá simplesmente pela falta de gestão, pois o de nível de água no Sistema da Cantareira vem baixando a cerca de um ano.
O Estado do Rio de Janeiro também sofreu com a falta de água no começo do ano, mais não se igualou a situação de São Paulo, mesmo assim em março deste ano gerou uma certa preocupação e alarme sobre possível falta de água para a população do RJ.
Toda essa preocupação deveria ser evitada, se a sociedade e governantes tivessem se preocupado- não só agora como há anos atrás – com a utilização correta da água potável.
Todas essas preocupações devem ser pensadas e pesquisadas para uma conscientização de todos os brasileiros, para evitar uma tragédia maior que pode ser pessoas morrendo por falta de água e de doenças causadas pela falta dela.
Referencias Bibliográficas: ZH Notícias: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/como-a-grande-sao-paulo-chegou-a-escassez-de-agua-4566043.html
Portal R7: http://noticias.r7.com/cidades/capitais-em-crise-sp-sofre-com-a-falta-de-agua-e-rj-lida-com-acumulo-de-lixo-apos-greve-dos-garis-05032014