fichamento
A autora cita que ainda estagiária do curso de magistério, tive meu primeiro contato físico com as crianças, da classe primeira série. A escola era de nível socioeconômico baixo, num prédio amplo e novo.
Quando entrei na sala as crianças faziam algazarra, fiquei sem saber o que fazer naquela hora, mas longo me veio vou contar uma história, e comecei e o silêncio se teve na sala, os alunos estavam entretidos e conquistados. Foi minha primeira lição que aprendi em magistério.Contar história ficou sendo minha história principal.
A força é tamanha que o narrador e ouvinte, caminha junto na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de sensibilidade, o narrador deve estar consciente de que o importante é a história, ele apenas conta o que aconteceu, entre tanto vivacidade a narrativa. O compromisso do narrador é contar história. A narrativa depende de vários fatores, sendo a linguagem escrita por ser simples e acessível ainda requer adaptações verbais, que facilite sua compreensão e torne mais dinâmica e comunicativa. A escrita narrativa são os seguintes elementos essenciais de uma história, o desfecho do enredo, introdução,clímax. A introdução é a parte inicial que tem por objetivo localizar o entrecho da história, a introdução estabelece contato inicial entre o narrador e o ouvinte, a ação do personagem forma o enredo. Uma boa narrativa com enredo apresenta vários pontos emocionantes.
A tramatização ajuda a desinibir o tímido, o retraido, mesmo que atue como protagonista. Contar com naturalidade implica-se simples, sem artificialismo.
Referência: COELHO, Betty. Contar histórias:uma arte sem idade.10. ed. São Paulo:Ática,1999.