Fichamento
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: CIÊNCIA POLITÍCA
YCARO DAMACENO BITENCOURT DE JESUS
FICHAMENTO
SALVADOR – 2014
YCARO DAMACENO BITENCOURT DE JESUS
FICHAMENTO DO TEXTO A SEPARAÇÃO DE PODERES
Fichamento apresentado à disciplina
Ciência política. Orientação:
Docente Paulo Martins.
SALVADOR – 2014
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política 10 ed. Malheiros. São Paulo:2009
“O princípio da separação de poderes, tanto quanto o da soberania demanda do cientista político o indispensável exame da ambiência histórica em que se gerou, fora da qual se faz de todo incompreensível, quer na idade em que se elevou à altura de dogma constitucional – o século XIX –, quer nos dias presentes, que testemunham já o declínio da influência auferida nas passadas quadras do liberalismo.” (p.144)
“Com a soberania se chegara pois à solução política da existência do Estado moderno, distinto do antigo Estado medievo.” (p.145)
“A soberania do inicio é a monarquia e a monarquia o Estado, a saber uma certa massa de poderes concentrados, que não lograram todavia inaugurar ainda a fase da impessoalidade, caracterizadora do moderno poder político em suas bases institucionais.(...) A autoridade do monarca esplende. O estado moderno se converte em realidade. Mas a sociedade se acha longe de todo o repouso. O poder absoluto unificara em termos políticos a nova sociedade, dando fulminante replica à antiga dispersão medieva.” (p.145)
“A empresa capitalista, com a burguesia economicamente vitoriosa, dispensava os reis, nomeadamente os monarcas da versão autocrática. Orei era o Estado. O Estado, intervencionista. O intervencionismo fora um bem e uma necessidade mas súbito aparecerá transfeito num fantasma que o príncipe em delírio de absolutismo poderia improvisamente soltar, enfrentando o desenvolvimento de uma economia já consolidada, de um sistema, como o da