fichamento
MADEIRA, A., R,. Estrutura em aço para pavilhão industrial: Comparação entre soluções com elementos treliçados e de alma cheia. 2009. 73 f. Trabalho de Diplomação (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
3. PAVILHÕES INDUSTRIAIS COM ESTRUTURA METÁLICA
A projeção de um pavilhão com estrutura metálica exige que sejam consideradas as ações atuantes, análise da estrutura e dimensionar os elementos. Será feita uma abordagem da formação do aço, dos elementos siderúrgicos, edifícios industriais, aspectos de projetos de aço e soluções para essas estruturas.
3.1 AÇO ESTRUTURAL
Aço é uma liga de ferro e carbono obtido através da fusão do minério de ferro, quando se obtém ferro gusa. Em seu refino são diminuídas quantidades de carbono, silício e enxofre. Que em grandes quantidades são prejudiciais ao aço.
Segundo Bellei(2006, p. 8): as estruturas podem ser de 4 tipos:
Aço-carbono: são os mais utilizados por praticidade. A resistência do ferro é aumentada através da adição de carbono ou em alguns casos manganês. Porém deve-se cuidar com a quantidade de carbono adicionada pois se for muito elevada acaba tornando o concreto mais quebradiço e difícil de soldar.
Aço de baixa liga: São aços carbono com adição de ligas metálicas em pequena quantidade para aumentar a resistividade. Com isso pode-se adicionar mais carbono sem prejudicar a capacidade de soldagem do aço.
Aços patináveis: Aços de baixa liga que recebem mais alguns componentes para que sua resistência à corrosão aumente. São obtidos aços que resistem de duas a quatro vezes mais.
Aços com tratamento térmico: Aços-carbono ou de baixa liga que têm a resistência aumentada através de um tratamento térmico.
3.1.1Propriedades dos aços estruturais: São as principais propriedades dos aços estruturais.
Ductibilidade capacidade de