fichamento
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: INICIAÇÃO A ANTROPOLOGIA
DOCENTE: ANA SOUSA
DISCENTE: emanuela
LOCAL: RERIUTABA
DATA: 22/04/2014
Teorias Antropológicas (pp. 07 – 15). Artigo. LINDÓRIO, Ronaldo. Conceituando a antropologia. Revista de Antropologia – Volume 3, Ano 2, Dezembro de 2009 – ISSN 1982-1050.
Teorias antropológicas
“No século XIX surge o evolucionismo unilinear, que aplica a teoria da evolução na culturalidade e gera o pressuposto que o homem passaria por estágios de evolução cultural: da selvageria à barbárie” (p.07) ”Com Durkheim os fenômenos sociais começam a ser definidos como objetos de investigação socio-antropológica” (p.07)
“O particularismo histórico questionou o evolucionismo unilinear propondo que cada cultura possui sua historicidade que demanda respeito “ (p.08)
“a corrente psicológica criada por Wundt e o trabalho realizado no campo da lingüística, por Saussure, denominado Estruturalismo. Foi também influenciado por Durkheim, Jakobson com a teoria lingüística, Kant com o idealismo e Mauss” (p.08)
Conceituando Antropologia
“Esta ciência foi formada a partir de diversas origens, estudos e fundamentos, documentados numa história de evoluções de idéias que levaram aos aspectos conclusivos de hoje” (p.09)
“introdutoriamente conceituada como “o resultado da aglutinação histórica de impressões, fatos e idéias sobre a identidade do homem disperso em seus diferentes ajuntamentos sociais” (p.09)
“Surgia a Antropologia que mais tarde viria a se desmembrar em Aplicada, Cultural, Etnologia, Fenomenologia e diversas outras estruturas de pesquisa e conhecimento do desenvolvimento humano em seu contexto social “ (p.09)
Conceituando Cultura “Inicialmente se conceituou cultura como “todo comportamento aprendido, assimilado, avaliado e sujeito a progressos; tudo aquilo que independe de uma transmissão genética”.” (p.11)
“De forma geral, portanto, poderíamos citar Paul Hiebert e