fichamento
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS – FAFIC
BACHARELADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
EDSON ANTONIO FARIAS
PSICANÁLISE
CAJAZEIRAS – PB
2013
PSICANÁLISE
Trabalho/Fichamento apresentado à Faculdade de Ciências e Letras de Cajazeiras FAFIC como requisito parcial para a obtenção do créditos na Disciplina Psicologia Jurídica, período 2013.2.
Profa. Francecirly Alexandre dos Santos
CAJAZEIRAS – PB, agosto de 2013
“Sigmund Freud, o fundador da psicanálise na passagem do século XIX para o século XX, afirmava que ao construir sua teoria ele não pretendia formar convicções, mas estimular o pensamento e derrubar preconceitos” (p.46)
“A psicanálise, como método de investigação [...] busca o significado oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres, os atos falhos.” (p. 47)
“Compreender a Psicanálise significa percorrer novamente o trajeto pessoal de Freud, desde a origem desta ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento” (p. 47)
“Freud, em sua Autobiografia, afirma que desde o início de sua prática médica usara a hipnose, não só com objetivos de sugestão, mas também para obter a história da origem dos sintomas” (p. 48)
“Em 1900, no livro A interpretação dos sonhos, Freud apresenta a primeira concepção sobre estrutura e funcionamento psíquicos. Essa teoria refere-se à existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré-consciente e consciente” (p. 49)
“Freud, em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, na vida