Fichamento
-As ações humanas, como todo outro acontecimento natural são determinadas por leis naturais universais.
Primeira proposição
-Todas as disposições naturais de uma criatura estão destinadas a um dia se desenvolver completamente e conforme um fim.
Segunda proposição
- Numa criatura, a razão é a faculdade de ampliar as regras e os propósitos do uso de todas as suas forças muito além do instinto natural.
Terceira proposição
-Tendo dado ao homem a razão e a liberdade da vontade que nela se funda, a natureza forneceu um claro indício de seu propósito quanto á maneira de dotá-lo.
Quarta proposição
-O meio que a natureza se serve para realizar o desenvolvimento de todas as suas disposições é o antagonismo delas na sociedade, na medida em que se torna ao fim a causa de uma ordem regulada por leis desta sociedade.
Quinta proposição
-O maior problema da espécie humana, a cuja solução a natureza obriga, é alcançar uma sociedade civil que administre universalmente o direito.
Sexta proposição
-O homem é um animal que, quando vive entre outros de sua espécie, tem necessidade de um senhor.
Sétima proposição
-A natureza se serviu novamente da incompatibilidade entre os homens, mesmo entre as grandes sociedades e corpos políticos desta espécie de criatura.
Oitava proposição
-A história humana, em seu conjunto, como a realização de um plano oculto da natureza para estabelecer uma constituição política.
Nona proposição
-Uma tentativa filosófica de elaborar a história universal do mundo segundo um plano da natureza que vise à perfeita união civil na espécie humana.