Fichamento
Nome: Marcelo D Barbosa.
Texto: A construção da diferença sexual na medicina; pg. 201 a pg. 212.
Disciplina: Antropologia.
Data: 17/05/2011.
Objetivo do texto:
1-“O artigo apresenta diferença sexual na modernidade tomando como foco às teses apresentadas a faculdade de medicina do Rio de janeiro durante o século xix” (pg. 201).
2-“ Para Barbosa, assim como para muitos de seus colegas tratar de eventos característicos da vida da mulher implicava não apenas o descrever as doenças pertinentes mas também em discutir o seu papel na sociedade’’ (pg. 202).
3-“ para os iluministas, a mulher era incapaz de assumir responsabilidades cívicas. O contrato social, então , só seria possível entre homens’’.(pg. 203).
4-“ Já no século xix, a divisão psicológica entre os sexos torna-se rígida e chega - se a duvidar da presença da razão nas mulheres, que passam cada vez mais a ser associada a características como paixão e emoção.”(pg.204).
5-“ Também tinha uso políticos ambivalentes”. (pg. 205).
6-Em uma época em que se costumava comparar o grau de civilização dos povos pelo cuidado dedicado a obstetrícia, qualquer possível influencia negativa ao potencial reprodutivo era percebida como uma ameaça, tal como era o caso da educação feminina’’. (pg.206).
7-“Roussel baseava-se em duas suposições teleológicas . A primeira diz respeito à relação entre macho e fêmea’’.(pg207).
8-“ Os homens seriam descritos como naturalmente resistentes aos obstáculos. As mulheres seriam capazes de ceder mesmo involutariamente ’’.(pg.208).
9-“Enquanto os homens poderiam aspirar a um grau ilimitado de elevação mental , desde que cultivassem sua constituição corretamente, as mulheres estariam presas a um estágio menos evoluído’’.(pg209).
10-“ é igualmente muito importante que elas não se entreguem, durante o corrimento das regras, a trabalhos intelectual e a estudos muito assíduos , que estabelecendo uma super excitação cerebral determinam uma