fichamento
O filme que tem como protagonista Keanu Reeves e Al Paccino, conta a história de um jovem advogado bem sucedido em sua carreira, que vive em uma pequena cidade do interior da Flórida, onde Kevin (Keanu Reeves) cresce, constitui família, se estabelece profissionalmente, e adquire os valores morais e puritanos inerentes a uma cidadezinha interiorana.
Por ser um advogado de sucesso e pelo fato de nunca ter perdido um caso, sua notoriedade ecoa até uma grande firma de advocacia de Nova York, que lhe faz uma proposta, no mínimo, tentadora.Depois de aceitar a proposta, o jovem advogado se muda para Nova York acompanhado de sua esposa Mery Ann (Charlize Theon).
Nova York por sua vez, é uma grande metrópole impregnada por uma ética teleológica e situacional e de valores morais totalmente distinto, da moral dos camponeses puritanos do interior da Flórida.
Inserido nesse contexto e completamente cego, por um ego inflado através da sua vaidade pessoal, pelo luxo e por um alto salário; o jovem advogado, totalmente engodado, se deixa influenciar e seus antigos valores éticos e morais são corroídos, resultando em uma conduta de inversão de valores, e um jovem de índole duvidosa.
No final, o filme leva o telespectador a pensar: quem vale mais, o dinheiro, a fama ou os princípios éticos que norteiam uma conduta louvável? E ainda ressalta, que a vaidade do ser humano é uma parte vulnerável da muralha que o protege.
ANÁLISE CRÍTICA DO FILME - O ADVOGADO DO DIABO
"Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida.
Balanças justas, pesos justos, e justo fim tereis".
(Lev. 19: 35, 36).
Filme editado em 1997, sob a direção de Taylor Hackford, tem como protagonistas Keanu Reeves e Al Paccino.
O enredo conta a história de um jovem Advogado, militante em Comarca do Interior dos EUA, ainda imaculado em relação às máculas que rondam os profissionais do direito em seus constantes conflitos éticos