fichamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ELVIS ROCHA SANTOS
CONFLITO ENTRE REGRAS E OPINIÕES
Dissertação apresentada no curso de Ciências Contábeis da Faculdade AGES como um dos pré requisitos para a obtenção das notas parciais das disciplinas de Metodologia do trabalho cientifico e Produção Textual no (1°.) período, sob as orientações dos professores Augusto Santiago e Jean Paul D’Antony.
Paripiranga
Novembro de 2011
A relação encontrada nos dois livros esta no conflito entre as regras ditadas pela sociedade, com sua imposição perante os cidadãos e a vontade do individuo em seguir aquilo em que acredita. Levanta a discussão de que tudo aquilo que nos é passado sem qualquer tipo de explicação ou possibilidade de questionamento gera dúvidas sobre o seu por que e a sua finalidade, dando espaço para uma maior reflexão ao optar em seguir o que nos é imposto ou não.
A sociedade esta exercendo uma influência muito grande sobre seus cidadãos desde sua formação, dizendo o que devem fazer, como agir, e como se comportar na vida, na tentativa de preparar melhor as pessoas para o futuro, mas na verdade esta imprimindo um regime de massificação, moldando os indivíduos com os mesmos princípios, virtudes e objetivos. Com isso também esta tirando todo e qualquer tipo de liberdade de escolha das pessoas, junto com seu poder de expressão e opinião própria. “Segundo o modelo de educação vigente, esta está mais a serviço do fator social humano, de sua “desbarbarização”, da repressão dos seus instintos primitivos (o ID Freudiano) e na formação de seres moldados conforme os padrões.” (PINHEIRO, 2009)
Além deste sistema imprimido pela sociedade estar impondo um parâmetro de convívio entre seus componentes e um modelo único na formação das novas gerações, o método pelo qual se é aplicado não nos permite saber os motivos e explicações, são simplesmente regras que devem ser seguidas ou apenas