Fichamento
Karl Marx (p. 139-193)
• Filósofo da alienação/ sociólogo e economista do capitalismo (p. 141).
•Obras de teoria sociológica, econômica e de história e “por vezes a teoria explícita que encontramos nestes escritos científicos parece contrariada pela teoria implícita utilizada nos livros históricos” (p. 143).
•Costuma-se dividir os estudos de Marx em dois períodos: o da juventude entre 1841 e 1848, quando publicou obras como A Sagrada Família e Miséria da Filosofia e a partir de 1848, quando Marx abandona a vertente filosófica paraseguir a socióloga e econômica, período em que escreve O Capital (p. 143).
• “Marx tem uma certa visão filosófica do devir histórico. Que tenha dado às contradições do capitalismo uma significação filosófica é possívele até provável. Mas o essencial do esforço científico de Marx foi demonstrar cientificamente a evolução, aos seus olhos inevitável, do regime capitalista” (p. 144).
• Existem diversas interpretações sociológicas efilosóficas de Marx. “[...] os textos de Marx são equívocos, o que significa que apresentam qualidades necessárias para serem indefinidamente comentados e transfigurados em ortodoxia [...] cada um pode nele [Marx] descobriro que quiser”. (p. 145).
• Era um sociólogo-economista, defendendo a idéia de que não se podia compreender a sociedade sem referência ao sistema econômico. “O pensamento de Marx é uma análise e uma compreensão dasociedade capitalista no seu funcionamento atual, na sua estrutura presente, no seu devir necessário” (p. 145).
• Marx considera as sociedades atuais industriais e científicas, em oposição às militares e teológicas e “põeno centro do seu pensamento a contradição aos seus olhos inerente à sociedade moderna a que dá o nome de capitalismo” (p. 145). Conflitos entre o proletariado e o capitalista o traço principal desta sociedade.