Fichamento
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EDUCAÇÃO FÍSICA
VALÉRIA SILVA DA CONCEIÇÃO
Mais Platão menos Prozac
Fichamento apresentadono Curso de Ed. Física da Faculdade de Ciencias Humanas e Sociais – AGES, como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial na disciplina de Filosofia, no segundo período D, sob a orientação do professor Cristiano Santiago.
Paripiranga
Outubro de 2013
Referência: MARINOFF, Lou. Mais Platão menos Prosac. Tradução de Ana Luiza Borges - 2ª Ed. - E ditora R E CO R D. Rio de Janeiro • São Paulo 2001.
Resumo: O livro, nos primeiros capítulos, envolve uma discussão sobre o abuso da psicologia e da psiquiatria que enchem os seus pacientes de medicamentos quando na verdade bastam aconselhamentos e acompanhamentos em sua vida. Pois, acredita ele, que o acompanhamento filosófico pode algum modo contribuir para resolver problemas pessoais valorizando os profissionais filosóficos.
Parte I: NOVOS USOS PARA A SABEDORIA ANTIGA
“Na medida em que as instituições religiosas estabelecidas perdem cada vez mais a sua autoridade e que a psicologia e a psiquiatria excedem os limites de sua utilidade na vida das pessoas (e começam a fazer mais mal que bem), muitas pessoas estão passando a se dar conta de que a especialização filosófica abarca lógica, ética, valores, significado, racionalidade, tomada de decisão em situações de conflito ou risco, e todas as vastas complexidades que caracterizam a vida humana”. (p.7).
“Filosofia analítica é o termo técnico para aquilo que provavelmente surge em sua mente ao pensar em filosofia. (...) Esse tipo de filosofia geralmente e abstrato e auto-referente, com pouco ou nada a dizer sobre o mundo. Raramente é aplicável a vida. O estudo básico da filosofia deveria fazer parte de toda educação;” (p.9-10).
“Muitas pessoas que procuram o aconselhamento filosófico já se submeteram à terapia, mas a acharam insatisfatória, pelo menos em certo