fichamento
“[...] linguagem é [...] a comunicação ampla e eficiente entre os homens.”
“Há, portanto em toda a sociedade humana a necessidade de uma linguagem normal [...].”
“A correção é a obediência a esse padrão linguístico”.
“Há três fatores inevitáveis que o perturbam”.
“[...] fator individual. Cada um de nós faz um trabalho mental espontâneo no material linguístico, depositado na memória, e dele terá conclusões aberrantes. É preciso um esforço consciente continuo para manter-nos dentro do que está normalmente estabelecido.”
“[...] fator coletivo”. “A língua apresenta sempre uma diferenciação de acordo com as camadas sociais que usam. [...] pode-se distinguir [...] a) uma língua popular, própria das massas mais ou menos iletradas; b) uma língua culta, que é um meio termo entre o uso espontâneo da linguagem de todos os dias nas classes instruídas da sociedade e a língua que se encontra consignada nos grandes monumentos literários.”
“A língua popular quase não reage contra o fator individual de mudança, desde que [...] a inteligência. A língua culta cria um ideal estético, [...] para conservar inalterada a norma estabelecida.”
“A correção consiste, em ultima análise numa obediência a norma linguística que vigora nas camadas superiores da sociedade.”
“O terceiro fator é de ordem geográfica. A nossa língua materna tende sempre a apresentar diferenças de região para região do país [...] especialmente no âmbito da língua popular.”
“criam-se consequentemente, três tipos fundamentais de erro.”
a) Erros individuais;
b) Vulgarismos;
c) Regionalismo;
“A luta contra eles é precária e árdua.”
“[...] Há duas maneiras de procurar ser correto”.
a) “Insistir [...] no que a norma prescreve [...].”
b) “[...] aceitando sem relutância coisas novas que já sentimos firmadas”.
“[...] linguagem é a comunicação das ideias, o seu emprego deve subordinar-se á eficiência da comunicação”.
“A gramática normativa, que se define como arte de